terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Tipos de Papel Scrapbook

Para aprender como fazer scrapbook, você precisa entender principalmente dos tipos de papéis para scrapbook que estão disponível no mercado e quais são realmente apropriados para o scrapbooking.

Além do cardstok, que é bastante utilizado, temos também os papéis para scrapbook decorados e com texturas, mas o que você precisa saber é o que contém no papel para ajudar a preservar seus projetos de scrapbook.

É importante sempre avaliar se o papel para scrapbook tem descrito livre de ácido (acid-free) ou livre de lignina (lignin-free).

Papel para scrapbook livre de ácido (acid-free)

Se o papel utilizado no seu scrapbook não for livre de ácido (acid-free), a acidez que contém no papel pode danificar seu projeto a longo prazo, alterando suas cores e escurecendo todo o trabalho.

Papel para scrapbook livre de lignina (lignin-free)

A lignina reage com a luz e o calor, provocando o amarelamento dos papéis e fotos utilizadas no seu projeto de scrapbook. Dessa forma, evite os papéis que contenham este componente.


Tipos de Papel Scrapbook

Existe uma enorme variedade e opções disponíveis no mercado, porém o importante é sempre observar se o papel é acid-free e lignin-free.

Esses são os tipos mais comuns:
  • Cardstock: Papel acid-free disponível em diversas cores, texturas e gramaturas.Muito parecido com uma cartolina, são muito utilizados em cores lisas.
  • Vellum: Papel bem fininho que pode variar de quase transparente até quase opaco.Muito usado para camadas, relevo seco e estamparia.
  • Papel Texturizado: Contém relevo em formatos variados e normalmente de uma unica cor.
  • Die-Cut: Contém diversas formas pré cortadas no papel, para que seja possível destacar estes formatos para utilizar no projeto.Pode ser encontrado com grande variedade de formatos, desenhos e cores.
  • Papel Transparência : Folhas de acetato transparente ideal para sobreposições. Muito utilizado também para impressões e trabalhos com emboss.

Opções não faltam para escolher, e na hora de comprar dá vontade de levar tudo, não é?
A dica é sempre pensar em seus projetos antes de começar e tentar definir cores e temas pra não cair na tentação de comprar coisas demais e ficar com tudo encalhado em casa... 


Equipe Scrapnick
www.scrapnick.com.br
Facebook da Scrapnick Blog da Scrapnick Twitter da Scrapnick Pinterest da Scrapnick Ligue para Scrapnick Google+ da Scrapnick

Nenhum comentário:

Postar um comentário